Historial

A Irmandade da Misericórdia da Madalena é uma Associação de Fieis, constituída na ordem jurídica canónica civil, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na vila da Madalena, onde exerce toda a sua ação, na extensão dos concelhos da Madalena e S. Roque do Pico.  

À semelhança de outras Instituições congéneres, espalhadas pelos Açores, Continente e resto do Mundo, também esta assenta a sua ação, na prática do modelo instituído para as Misericórdias, desde 1499 e confirmado pelo Papa Alexandre VI, que através do “Compromisso” estabelecia 14 Obras de Misericórdia.

A Santa Casa da Misericórdia da Madalena, foi fundada a 22 de Novembro de 1955, e, impulsionada por Maria Josefina Correia da Terra Pinheiro, “distinta dama faialense”, e, pelo consorte Conselheiro António Patrício da Terra Pinheiro, “ilustre cidadão faialense”, tendo ambos legado um vasto património na vila da Madalena e na cidade da Horta, revestindo-se como os grandes beneméritos instituidores, do Hospital-Asilo de Santa Maria Madalena, cuja pedra de construção fora lançada a 02 de Junho de 1913.

O primeiro objetivo para a criação desta Misericórdia, foi a construção do Hospital concelhio e a sua respetiva exploração. Com a passagem do Hospital para a administração da Secretaria Regional da Saúde, a atividade desta instituição tornou-se praticamente nula.

Mas, a 1 de Agosto de 1987, concluiu-se a obra do Lar de Santa Maria Madalena, valência esta muito almejada por um grupo de irmãos, sendo a altura em que se reiniciou a sua missão, voltando-se, nomeadamente, para a prestação de cuidados e serviços de bem-estar aos grupos mais desfavorecidos da sociedade picoense.

A Santa Casa da Misericórdia da Madalena, embora com um percurso relativamente recente em comparação com as demais, tem demonstrado uma grande abertura na cooperação com as entidades locais, regionais e nacionais, na constante e insistente procura da melhoria da condição de vida dos mais fragilizados desta Ilha.

 

MISSÃO

A missão da Santa Casa da Misericórdia da Madalena é receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral e personalizada através de serviços estabelecidos com base nos princípios da qualidade, equidade e responsabilidade social.

 

VISÃO

A Santa Casa da Misericórdia da Madalena pretende ser um modelo de referência enquanto instituição, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das suas práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.

 

VALORES

Solidariedade
Ética
Responsabilidade Social
Dignidade Humana
Honestidade
Dedicação
Confiança
Qualidade
Trabalho em Equipa