Universidade Sénior

 

A Universidade Sénior da Madalena surgiu em Outubro de 2008 e é um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às idades dos alunos, para que possam viver de acordo com as suas personalidades e relações sociais.

Possui atualmente 13 áreas de formação asseguradas por formadores voluntários e cerca de 22 alunos com idades superiores aos 55 anos.

Os alunos podem inscrever-se nas áreas que vão de encontro das suas aptidões/vocações.

As aulas decorrem em horário diurno entre uma e duas horas semanais, de 20 de Outubro a 22 de Maio de 2015.

Quanto às mensalidades, cada aluno paga uma anuidade no ato da inscrição que pode variar consoante o número de disciplinas em que estejam inscritos, com a exceção das disciplinas de hidroginástica e educação física que são pagas todos os meses.

A Universidade Sénior da Madalena tem como Entidade Promotora a Santa Casa da Misericórdia da Madalena e como parceiros o Instituto da Ação Social, a Câmara Municipal da Madalena, a Unisénior (Universidade Sénior da Ilha do Faial), o Centro de Atividades Ocupacionais, o Centro de Apoio à Criança e Centro Ocupacional e o Centro Clínico da Santa Casa da Misericórdia da Madalena.

 

Áreas/Disciplinas:

Língua Portuguesa

Inglês

Saúde

Floricultura

Informática

Etnografia

Educação Física

Oficina de Artes

História

Artesanato

Dança

Hidroginástica

Movimento, Música e Drama

 

 

Objetivos:

- Proporcionar aos alunos uma frequência de aulas onde os seus conhecimentos possam ser valorizados, ampliados e divulgados;

- Desenvolver atividades promovidas para e pelos alunos;

- Divulgar e preservar a nossa história, cultura, tradições e valores;

- Criar espaços de encontro na comunidade para que se tomem incentivos e estímulos a um espírito de convivência e de solidariedade humana e social;

- Desenvolver ações de formação social, pessoal e profissional para toda a comunidade;

- Promover um “envelhecimento ativo”;

- Combater o isolamento a que alguns dos alunos podem estar sujeitos.