Lar de Idosos

Inaugurado a 1 de Agosto de 1987, o Lar de Idosos Santa Maria Madalena da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, assim batizado em reconhecimento da padroeira da freguesia, foi o primeiro a ser construído na Ilha do Pico.

Esta infraestrutura, onde são desenvolvidas primordialmente atividades de apoio social às pessoas idosas, tem atualmente capacidade para 73 utentes, permitindo responder às necessidades de cada um da forma mais eficaz possível.

Ao longo destes anos, esta valência tem procurado cumprir a sua missão social, desenvolvendo estratégias orientadas para os seus utentes e colocando-os no centro da instituição, através de uma equipa pluridisciplinar que tem desempenhado todo o tipo de funções, desde os serviços permanentes aos serviços administrativos.

Este lar de idosos tem como principais objetivos contribuir para a estabilização do processo de envelhecimento dos idosos, criar condições que permitam preservar as relações interfamiliares e potenciar a integração social.

A concretização destes objetivos exige que o funcionamento do lar garanta e proporcione aos idosos a prestação de todos os cuidados adequados às suas necessidades, bem como uma alimentação saudável e equilibrada e a realização de várias atividades de animação sócio-cultural.

Todas estas e outras ações, como os cuidados a ter com a saúde, o respeito pela convivência com os outros utentes, a preservação dos serviços necessários ao bem estar do idoso, nomeadamante o serviço de alimentação e vestuário, são desenvolvidas para responder às necessidades básicas de todos os idosos que aqui residem.

O Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico, é uma instituição que se dedica única e exclusivamente ao bem-estar dos idosos, independentemente de quaisquer que sejam as suas idades, necessidades ou formação profissional.