Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio de pessoas e famílias, sobretudo idosas que, por motivos de doença ou deficiência, não consigam satisfazer temporária ou permanentemente, as suas necessidades básicas e atividades da vida diária.

Este serviço começou em Junho de 1988, com os serviços de higiene pessoal e habitacional para os utentes do concelho da Madalena, com o propósito de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos seus familiares.

Este serviço, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, contribui também para retardar ou evitar a institucionalização, assegurar aos utentes e famílias a satisfação das necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar e colaborar na prestação de cuidados de saúde.

Através deste serviço, a Santa casa da Misericórdia da Madalena, abrange a sua ação às 6 freguesias do concelho, nomeadamente, Bandeiras, Madalena, Criação-Velha, Candelária, São Mateus e São Caetano, e suas localidades.

Desde 1 de Abril de 2002 que esta instituição foi abrangida pelo Programa de Apoio Integrado a Idosos (P.A.I.I.) do Ministério do Trabalho e Solidariedade, com o objetivo de melhorar a qualidade dos recursos, contribuindo para o equilíbrio e bem estar dos idosos, estabelecendo medidas que melhorem a mobilidade e acessibilidade a serviços.

Tipos de serviços:

- Confeção e distribuição de refeições: Este serviço é disponibilizado aos utentes todos os dias, incluindo fins de semana e feriados a 33 pessoas do concelho. As refeições são todas entregues pelos funcionários da Santa Casa até à hora de almoço e contam com sopa, prato principal, salada, fruta e pão.

Os utentes podem escolher entre as refeições normais ou de dieta, todas elas aprovadas pela nutricionista da Santa Casa da Misericórdia.

- Higiene Pessoal: Atualmente este serviço chega a 13 pessoas, quase todas acamadas. Este serviço consiste na limpeza corporal total ou parcial dos utentes, devendo as auxiliares preservar ao máximo a dignidade e a individualidade do mesmo.

- Higiene Habitacional: Esta higiene tem como objetivo limpar as principais zonas da habitação onde a pessoa permanece mais tempo. Normalmente este serviço é requisitado por idosos que vivem sozinhos, mas também podem viver com os seus familiares. Se assim for, a higiene é efetuada apenas nas zonas da habitação ocupadas exclusivamente pelo utente.

Esta higiene é realizada uma vez por semana durante a tarde e atualmente abrange 9 pessoas do concelho.

- Tratamento de roupa: A Santa Casa da Misericórida disponibiliza o serviço de lavagem e passagem de roupa a todos os seus utentes que residem nas suas habitações.

Os funcionários da instituição responsabilizam-se pela entrega da roupa na Santa Casa da Misericórdia e na casa do utente.

No concelho apenas 2 pessoas requisitaram este serviço.

- Serviço de Enfermagem: Este serviço permite o acesso a todos os cuidados de saúde que possam ser efetuados em casa.

A enfermagem domiciliar oferece um conjunto de serviços realizados por profissionais, nomeadamente, verificar os sinais vitais, dar injeções ou colocar pensos, que têm como objetivo responder às necessidades dos utentes no seu ambiente natural junto da sua família.